Objetivo: Formar professores alfabetizadores aptos a desenvolver ações de ensino que visem a aprendizagem da leitura e da escrita, na perspectiva do letramento.
Público Alvo: Pedagogos, professores e profissionais que atuam direta ou indiretamente na alfabetização de crianças, jovens e adultos.
PROGRAMA DO CURSO:
– Relações Interpessoais e Comunicação Humana
– Diversidade, Gênero e Inclusão
– Libras no Processo de Alfabetização
– Alfabetização e Letramento: Métodos e Concepções
– Psicogênese da Língua Escrita e a Construção do Sistema de Escrita Alfabética (SEA)
– Currículo e Planejamento: Direitos de Aprendizagem no Ciclo de Alfabetização
– Planejamento de Atividades no Eixo da Produção Escrita
– Planejamento de Atividades no Eixo da Leitura e Escuta
– Desenvolvimento do Grafismo – arte e linguagem visual na Alfabetização
– Planejamento de Atividades no Eixo da Análise Linguística
– Planejamento de Atividades no Eixo da Oralidade
– Jogos, Brinquedos e Brincadeiras na Alfabetização
– Avaliação no Ciclo de Alfabetização
– Leitura e Literatura na Escola nos Anos Iniciais
– Gêneros Textuais no Processo de Alfabetização – a Proposta da BNCC
– Alfabetização de Jovens e Adultos
– Alfabetização, Letramento e Diversidade Linguística
– Materiais Pedagógicos e Recursos Didáticos nas Práticas de Alfabetização e Letramento
Carga Horária: 400h
Gostou da proposta do curso? Faça sua reserva!