OBJETIVO: Preparar profissionais para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que acolham alunos em situação de inclusão nas escolas, implementando propostas sustentadas em conceitos e valores, para uma educação única e agregadora
PÚBLICO ALVO: Profissionais com formação e/ou atuação nas áreas de Educação, e demais interessados em se aprofundar em estratégias de intervenção para solucionar problemas de aprendizagem na Educação Inclusiva
PROGRAMA DO CURSO:
– Relações Interpessoais;
– Fundamentos da Educação Inclusiva: História, Modelos e Legislação
– Psicologia do desenvolvimento e da Aprendizagem
– Tecnologia Assistiva e Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e Metodologias Ativas
– ABA aplicada à educação
– Construção e implementação do PEI
– Práticas inclusivas na Educação Infantil
– Práticas inclusivas no Ensino Fundamental I e II / Médio
– Inclusão de alunos com Deficiência Intelectual e Múltipla
– Inclusão de alunos com deficiência visual, auditiva e surdocegueira
– Inclusão de alunos com TEA e TDAH
– Inclusão de alunos com transtornos de aprendizagem
– Inclusão de alunos com altas habilidades/superdotação
– Manejo de sala de aula e mediação de conflitos
– Saúde mental do educador e práticas de autocuidado
Carga Horária 420h