PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

OBJETIVO: Preparar profissionais para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que acolham alunos em situação de inclusão nas escolas,  implementando propostas sustentadas em conceitos e valores, para uma educação única e agregadora

PÚBLICO ALVO: Profissionais com formação e/ou atuação nas áreas de Educação, e demais interessados em se aprofundar em estratégias de intervenção para solucionar problemas de aprendizagem na Educação Inclusiva

PROGRAMA DO CURSO:
– Relações Interpessoais;
– Fundamentos da Educação Inclusiva: História, Modelos e Legislação      
– Psicologia do desenvolvimento e da Aprendizagem         
– Tecnologia Assistiva e Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e Metodologias Ativas              
– ABA aplicada à educação            
– Construção e implementação do PEI      
– Práticas inclusivas na Educação Infantil 
– Práticas inclusivas no Ensino Fundamental I e II / Médio              
– Inclusão de alunos com Deficiência Intelectual e Múltipla            
– Inclusão de alunos com deficiência visual, auditiva e surdocegueira        
– Inclusão de alunos com TEA e TDAH       
– Inclusão de alunos com transtornos de aprendizagem    
– Inclusão de alunos com altas habilidades/superdotação
– Manejo de sala de aula e mediação de conflitos
– Saúde mental do educador e práticas de autocuidado   

Carga Horária 420h